A mão serve para tudo nessa vida: de escrever e tomar banho até preparar comida. Ela é o que permite que modifiquemos o ambiente à nossa volta. E é exatamente por isso que a mão também está mais exposta a traumas. E, desde que manuseamos instrumentos, deixamos nossas mãos vulneráveis a esmagamentos e cortes – sobretudo por facas. Os dedos são as maiores vítimas, mas palma e dorso da mão não ficam muito atrás, gerando ferimentos que dóem e sangram bastante. Como evitar, assim, tamanho infortúnio? Existem pelo menos 5 formas de evitar uma mão cortada, adotando certos hábitos e posturas ao usar instrumentos cortantes. Vamos saber como!

Primeiramente, ao utilizar facas, é fundamental estar num local isolado, sem ninguém por perto. Recomenda-se, ao usar facas, o raio de 1 metro de distância de qualquer pessoa. Se tiver alguém dentro desse raio, deve-se parar de cortar. Isso ocorre porque o ser humano pode ser imprevisível, não estar atento que tem alguém usando uma faca por perto, ou mesmo distrair que está cortando.

Fique a um braço de distância de quem estiver cortando algo

A segunda dica é cortar sobre uma superfície rígida e plana. Esse costuma ser o erro mais comum ao cortar, pois as pessoas cortam sobre mesas instáveis, quando não cortam algo usando a própria mão (!) como apoio. É nesse cenário que a maioria das tragédias acontece. Assim, superfícies planas, firmes e isoladas de outras pessoas evitariam mais de 90% dos acidentes com faca.

Corte sempre em superfície plana e estável

Em terceiro lugar, cortar com os dedos fletidos (ver imagem) e no sentido contrário à mão de apoio faz com que, caso a faca escorregue, ela não machuque ninguém, especialmente o cozinheiro. Essa dica é especialmente útil ao picar vegetais, como tomate e cebola. Muitos chefs renomados aplicam essa prática de segurança, evitando maiores problemas.

Dedos fletidos ao cortar

A quarta orientação seria a de usar a faca apropriada para cada função. Isso significa usar faca serra para coisas moles (ex: pão), e facas de chef para carne. Usar uma faca pouco amolada para coisas duras, por exemplo, é a forma mais fácil de ir parar no hospital. Por isso que é tão importante usar a faca mais adequada, e não a que está disponível.

Use a faca adequada para a comida certa. Não use, por exemplo,
uma faca de carne para cortar pão

Por último, e mais importante: atenção e foco total quando estiver cortando. Boa parte das lesões acontece porque o cortador estava distraído conversando, olhando o celular ou prestando atenção ao fogão. Quando estiver cortando, foque apenas na faca, e nada mais!

Ao cortar, preste atenção ao que está cortando. Se for conversar, pare de cortar.

Seguindo essas cinco dicas, você diminui substancialmente as chances de sofrer um corte na mão.

No entanto, se ocorrer um corte tenha calma, e aja dessa maneira:

  1. Lave com água corrente, e comprima o ferimento com algum pano limpo, por 5 minutos
  2. Se o ferimento for pequeno (menor que 1 cm), e parar de sangrar, você pode colocar um curativo (tipo Band Aid). Caso o sangramento persista ou sentir dormência/perda de movimento, é importante procurar a emergência ortopédica.
  3. Caso haja alguma amputação, guarde o coto num saco limpo, e coloque-o dentro de um recipiente com gelo debaixo de um pano. Se for de isopor, melhor ainda.
  4. Na dúvida: procure o hospital.

Ficou alguma dúvida? Se algo não ficou claro, pode perguntar nos comentários que eu respondo!

Se gostou desse artigo e quiser receber mais informações, assine nossa Newsletter, que mandamos conteúdo novo toda semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nosso suporte está aqui, vamos te ajudar.
👋 Olá, tudo bem? Como posso te ajudar