A ortopedia é a área da medicina que trata do aparelho locomotor, ou seja: do pescoço aos pés, se algum membro mexe, a ortopedia é quem cuida. Portanto, o ortopedista é o médico especialista no movimento do corpo humano.

Isso envolve ossos, músculo, tendão e nervo. A maioria dos atendimentos vem de traumas e acidentes, mas também inclui doenças crônicas (mais em adultos) e congênitas (mais em crianças).

Ao diagnosticar, é fundamental realizar o exame físico, mas também são importantes estudos de imagem como: raios-X, ultrassom, e ressonância magnética. O tratamento indicado pode ser conservador (com gesso, órtese, fisioterapia) ou cirúrgico.

No meu dia a dia, eu trato fraturas com gesso, e tendinites com órtese e fisioterapia. Já no campo cirúrgico, é comum a fixação de fraturas, rafia (costura) de lesões musculares, tendíneas e de nervos, para que o paciente recupere movimento funcional e sem dor.

O ortopedista é o médico especialista no movimento do corpo humano.

As fraturas ocorrem com mais frequência no punho e nas mãos (20% das fraturas do corpo humano), em geral por conta de alguma queda. Felizmente, a maioria das lesões em traumatologia será bem tratada sem cirurgia, mas boa parte pode precisar de tratamento cirúrgico. Isso inclui quando os ossos quebram em várias partes ou atinge a articulação.

A Ortopedia serve para restabelecer a anatomia original

O objetivo da cirurgia ortopédica é impedir que os ossos “colem” numa posição errada, que vai causar um movimento doloroso. No entanto, tão importante quanto saber o momento de operar é saber quando não operar, sempre oferecendo máximo benefício com o menor risco possível.

Toda cirurgia ortopédica é passível de riscos – não existem cirurgias sem riscos

Já nos traumas de tendões e nervos, a principal causa são cortes, sobretudo por vidro. Além de tirar o movimento, essas lesões causam perda de sensibilidade. Trata-se de problemas graves, que exigem quase sempre o reparo cirúrgico, além de fisioterapia intensa, que muitas vezes é tão importante quanto a própria cirurgia. Não raramente é preciso mais de uma intervenção pelo especialista.

Quanto às deformidades congênitas, não são incomuns. Em atendimentos pediátricos, casos com um dedo a mais (polidactilia) ou dedos grudados (sindactilia) exigirão cirurgia corretiva para boa função e estética da mão. Essas correções são importantes para o máximo desenvolvimento motor e psicológico na infância. Basta imaginar, por exemplo, o desconforto de uma criança que nasce sem o polegar.

A cirurgia ortopédica deve ser planejada

Finalmente, há doenças crônicas, como artrose, tendinite e síndrome do túnel do carpo. Além do diagnóstico correto, essas condições precisam da melhor indicação de tratamento, que pode ser conservadora ou cirúrgica. Muito desse trâmite passa por uma boa conversa entre o médico e o paciente, alinhando bem planejamento, riscos e expectativas em relação às terapias instituídas.

Para isso, são fundamentais exames e diagnósticos corretos, bem como indicação precisa do tratamento. 

A cirurgia deve ser meticulosamente planejada e executada, para que sejam máximas as chances de recuperação.

Infelizmente, toda cirurgia ortopédica é passível de riscos – não existem cirurgias sem riscos. Portanto, exige-se do ortopedista amplo domínio das complicações e habilidade para manejá-las da melhor forma possível. Isso explica por que, no atendimento, a indicação cirúrgica deve sempre ponderar a balança entre custo e benefício.

Para resumir, isso é o que o especialista em ortopedia e traumatologia faz: avalia e examina o paciente, indicando e conduzindo o melhor tratamento para reabilitar o aparelho locomotor. É um campo extenso da medicina, que exige muito estudo e prática, além de uma boa relação entre paciente e ortopedista.

O objetivo do ortopedista é restaurar a função dos membros

E aí, você sabia que a ortopedia fazia tanta coisa? Se tiver mais alguma dúvida, comenta aqui embaixo, ou compartilha com algum amigo! Estamos aqui para ajudar! 

Se gostou desse artigo e quiser receber mais informações, assine nossa Newsletter, que mandamos novo conteúdo toda semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nosso suporte está aqui, vamos te ajudar.
👋 Olá, tudo bem? Como posso te ajudar